2ª etapa: Dez boas razões para se consagrar ao Coração de Jesus

Percurso « Se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus »
Percurso « Se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus »
2ª etapa: Dez boas razões para se consagrar ao Coração de Jesus
A carregar
/

A dinâmica da consagração que nós propomos se vive num duplo movimento ascendente e descendente: por um lado, as consagrações pessoais e familiares preparam a consagração de uma paróquia (movimento ascendente); por outro lado como a consagração de uma paróquia incita as consagrações pessoais e familiares (movimento descendente). De maneira análoga, as consagrações das dioceses e das conferências episcopais, prepara a consagração da Igreja, que por seu lado é uma incitação as consagrações das diferentes conferências episcopais.

O objetivo desta segunda etapa é, portanto, mostrar os desafios da consagração pessoal, mas também familiar, paroquial, etc… para que todos os fiéis, leigos e sacerdotes se mobilizem em vista do dia 27 de junho de 2025.

Quais são as razões para me consagrar ao Coração de Jesus?  Porquê consagrar a minha família, minha paróquia, minha diocese?

  1. Descobrir o que é a espiritualidade do Sagrado Coração

Para (re)descobrir os tesouros da espiritualidade do Coração de Jesus. Nós iremos ver neste percurso, que nós temos aqui um verdadeiro tesouro… esquecido ou pouco conhecido. O jubileu dos 350 anos e este percurso nos ajudam a ver a sua atualidade e a sua beleza.

  1. Ser renovado no meu batismo.

Para renovar em profundidade minha consagração batismal e as promessas de meu batismo.

  1. Acolher o amor de Deus por mim.

Para experimentar o amor do Senhor por mim, escutar as batidas de Seu Coração e acolher mais a misericórdia divina em minha vida.

  1. A missão

Para fazer conhecer os homens de nosso tempo esta mensagem de amor e de esperança que o Coração de Jesus ofereceu ao mundo por meio de Santa Margarida Maria.  Mergulhar no Coração de Jesus alimenta meu desejo missionário para tornar conhecido seu Amor.  A espiritualidade do Sagrado Coração é acessível a todos, esta é uma devoção popular e uma porta de entrada na Igreja.

  1. Um contágio

Para formar outras pessoas nesta consagração ao Coração de Jesus: minha família, minha paróquia ou minha diocese.

 

  1. Comunhão com o mundo inteiro

O Jubileu dos 350 anos das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, visitandina de Paray-le-Monial, oferece uma ocasião única de vivermos juntos, em comunhão com o mundo inteiro que vai entrar no mesmo movimento de consagração ao Sagrado Coração de Jesus em 27 de junho de 2025.

  1. Os frutos para a família

A consagração reenvia também à consagração ligada ao sacramento do matrimônio e o fato de que a família é “a Igreja doméstica”, e de certa forma, a primeira Igreja. Ela revela Jesus como verdadeiro pastor de nossas famílias, o “Rei dos Corações”, Aquele que vela sobre tudo que nos diz respeito (família, profissão, vida social) quando nós lhe damos o primeiro lugar no nosso coração e na nossa casa.

  1. A renovação da Igreja

Para participar da renovação da paróquia e da diocese. A devoção ao Sagrado Coração favorece um novo fervor eucarístico (celebração, adoração), que é a fonte da comunhão eclesial e, portanto, da evangelização por contágio (“Vejam como eles se amam”).

  1. Os frutos para a sociedade

Para os frutos da paz e da justiça social, como o recordou o Papa Francisco no Equador no dia 08 de julho de 2015: « Eu acho que devo transmiti-lo como uma mensagem de Jesus: Toda essa riqueza que tendes, riqueza espiritual, piedade, profundidade, vem de ter tido a coragem – porque eram tempos muito, muito difíceis –, a coragem de consagrar a nação ao Coração de Cristo, esse coração divino e humano que nos ama tanto. »

  1. Dar amor por amor

Em vez de nos desesperarmos diante das nossas mediocridades pessoais, das nossas dificuldades familiares, do estado da Igreja, do nosso país e do mundo, ofereçamo-nos ao Senhor, entreguemo-nos a Ele sem retorno, totalmente, « por a glória de Deus e a salvação do mundo ».

Depois desta introdução em duas etapas, explicando as razões de se consagrar ao Coração de Jesus por ocasião do Jubileu dos 350 anos do Sagrado Coração, nós entraremos no nosso primeiro tempo de percurso de preparação: descobrir a mensagem de Paray-le-Monial.