5ª etapa: Pelo batismo, Jesus nos faz entrar na sua consagração

Percurso « Se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus »
Percurso « Se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus »
5ª etapa: Pelo batismo, Jesus nos faz entrar na sua consagração
A carregar
/

Na primeira parte de nosso percurso, eu expliquei qual era a mensagem das Aparições do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria. Nesta quinta etapa, nos entraremos numa nova parte que explica o que é a consagração.

 

  1. Jesus, o primeiro Consagrado

O modelo e o fundamento de toda consagração, é o próprio Jesus.

Sendo o Verbo, e o Filho Eterno do Pai, Ele não precisa consagrar-se ao Pai, Ele é tudo para o Pai, Ele é o Igual ao Pai, no Espírito. « Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. » (João 17, 10). 

Mas em virtude de sua encarnação, de sua humanidade, Jesus se consagra. O povo de Israel é um povo separado a parte para o Senhor, consagrado para o Senhor. Sua vocação é de se santificar sem cessar, justamente para manifestar esta consagração a Deus. Jesus entra nesta consagração. Durante seu batismo no Jordão, o Espírito Santo desce sobre Ele, consagra-o por sua unção e a voz do Pai se faz ouvir: « Tu és o meu Filho amado; em ti, eu encontro minha alegria » (Marcos 1, 11). Esta unção de consagração acontece no momento em que Jesus vai entrar no período público e missionário de sua vida terrestre.

Na sinagoga de Nazaré, Jesus recebeu o livro do profeta Isaias. Ele abriu-o e encontrou a passagem onde estava escrito: « O Espírito do Senhor está sobre mim porque o Senhor me consagrou pela unção. Ele me envia para levar a Boa Nova aos pobres, anunciar aos cativos sua libertação, e aos cegos a recuperação de sua vista, colocar em liberdade os oprimidos, e anunciar um ano favorável concedido pelo Senhor. » Depois ele fecha o livro e diz àqueles que estava presentes na Sinagoga e que tinha os olhos fixos sobre ele: « Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir. » (Lucas 4, 17-21)

Esta consagração de Jesus ao seu Pai exprime-se no seu mais alto grau nas palavras que ele pronuncia em sua grande oração sacerdotal: « Para [meus discípulos], eu me consagro, afim de que eles sejam, eles também consagrados na verdade. » (João 17,19).

Então Jesus se consagra totalmente ao Pai para que nós, por nossa vez, sejamos consagrados na verdade, pelo batismo.

 

  1. A consagração do Batismo

Jesus se consagra por primeiro. Ele é a Cabeça, afim de que seu Corpo inteiro, que é a Igreja, seja consagrada a Glória  do Pai, no poder do Espírito. Por meio do batismo, nós nos « inserimos » na consagração própria de Cristo.  Pelo batismo, nós nos tornamos filhos de Deus, « não nascemos da carne e do sangue, nem do desejo do homem, mas de Deus » (cf João 1, 12-13). Nós nos tornamos filhos do Pai, irmãos de Jesus e templos do Espírito Santo. Esta consagração batismal é uma consagração de todo nosso ser a Deus. Ela é definitiva, para a eternidade. Ela é o fundamento de todas as outras consagrações que poderemos querer viver.

Esta consagração é significada pela unção que o padre realiza com o óleo santo da crisma sobre a testa daquele que acabou de ser batizado, após ter pronunciado estas palavras que explicam o seu significado: « Deus mesmo vos consagra pelo óleo santo do crisma, para que inseridos em Cristo, padre, rei e profeta,  vocês sejam sempre os membros de seu corpo para a vida eterna ».  Em sua catequese sobre o batismo em 09 de maio de 2018, o Papa Francisco comenta assim: « Irmãos e irmãs, a vocação cristã consiste totalmente nisto: viver unidos a Cristo na santa Igreja, participando da mesma consagração para desempenhar a mesma missão neste mundo, dando frutos que perduram para sempre. Com efeito, animado pelo único Espírito, todo o Povo de Deus participa das funções de Jesus Cristo, “Sacerdote, Rei e Profeta”, e assume as responsabilidades de missão e serviço que disto derivam (cf. CIC, 783-786). O que significa participar do sacerdócio real e profético de Cristo? Significa fazer de si uma oferta agradável a Deus (cf. Rm 12, 1), dando-lhe testemunho através de uma vida de fé e de caridade (cf. Lumen gentium, 12), colocando-a ao serviço dos outros, a exemplo do Senhor Jesus (cf. Mt 20, 25-28; Jo 13, 13-17). »

Nós veremos na próxima etapa qual é o sentido da consagração ao Coração de Jesus, à luz do que acabamos de ver: pelo batismo, nós somos consagrados, ou seja, nós entramos na na consagração que Jesus fez de si mesmo ao Pai.

 

Chamado ao dom

Este podcast é oferecido a você pelo Santuário do Sagrado Coração de Paray-le-Monial. Precisamos de você para apoiar nossa missão de difundir por todos os meios possíveis a beleza e a atualidade da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Obrigado pela sua generosidade! Você encontrará todas as informações em nosso site: https://sacrecoeur-paray.org/jedonne